Loading…

O Palhaço - O Filme

O Palhaço – O Filme, com Selton Mello (Resenha/Sinopse)

O filme “O Palhaço”, produção nacional, foi lançado em 2011 e chamou a atenção da crítica brasileira pela sua história leve e divertida, mas cheia de questionamentos e drama.

Engana-se quem pensa que o filme é uma comédia e é só ler alguma resenha na Internet para ver que o longa-metragem traz temas profundos.

Basicamente, o enredo mostra o drama do personagem Benjamin em descobrir quem ele realmente é e questiona a forma como tomamos as decisões em nossa vida.

O Palhaço - O Filme (1)

Sinopse

A história acontece ao redor de um grupo circense, que enfrenta duras crises financeiras, além dos próprios problemas pessoais.

O grupo, que se tornou uma família após anos de convivência, viaja por todo o país para fazer suas apresentações.

O início do filme apresenta a vida do circo, os personagens e todas suas características.

Benjamin, personagem principal do filme, é palhaço junto com seu pai e dono do circo, Valdemir.

Desde o começo é possível perceber que Benjamin não está totalmente contente vivendo no circo e que sempre busca algo à mais.

Em meio aos problemas financeiros e a mudança constante de local, Benjamin começa a se questionar sobre suas escolhas pessoais e profissionais e sobre ele quem realmente é.

Os companheiros de trabalho entendem sua preocupação e tentam ajudar da maneira que podem, aumentando ainda mais a proximidade entre o grupo.

Um dia, em uma das apresentações, Benjamin conhece uma moça que chama sua atenção.

A partir disso, Benjamin começa a procurar por respostas para seus questionamentos enquanto pensa em encontrá-la novamente.

A ideia central do filme é acompanhar a infelicidade de um palhaço que ganha sua vida fazendo a felicidade de outras pessoas, o que já traz grande profundidade para a trama.

Um ponto a ser destacado na história é o fato dela estar recheada de analogias e metáforas com as situações diárias e simples dos personagens e os questionamentos de Benjamin.

O ventilador é um dos objetos que demonstram um sentimento ou uma vontade. No caso, a de pertencer a algum lugar.

E esse é apenas um dos exemplos a serem citados sobre esse filme nacional que vale a pena ser assistido por toda sua ótima produção e história.

O Palhaço - O Filme (1)

Produção

Selton Mello atuou como Benjamin, mas, além disso, foi diretor e roteirista (em conjunto com Marcelo Vindicatto) do filme.

A produção foi da Globo Filmes e a distribuição, da Imagem Filmes.

O custo total foi de 5 milhões de reais e já anos primeiros dias de cartaz o filme já havia conseguido arrecadar 2 milhões.

No total, o longa-metragem conseguiu arrecadar cerca de 13,5 milhões de reais.

O Palhaço - O Filme (2)

Prêmios do Filme “O Palhaço”

Por conta de seu sucesso entre o público e a crítica, o filme “O Palhaço” foi escolhido junto com mais 15 títulos para representar o Brasil na disputa pelo Oscar 2013 na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.

Infelizmente, o filme não foi escolhido para ser um dos finalistas, mas chamou a atenção de críticos de outros países também.

O longa-metragem ganhou alguns prêmios brasileiros, como o Grande Prêmio Brasileiro de Cinema, em que ganhou 12 das 13 categorias que havia sido indicado.

 

Leave a Reply